Micose de Unha
Imagens: Antes e Depois do tratamento
(com o botão direito apertado, passe o mouse sobre a imagem desejada)








O que é Micose de unha
Micose de unha é uma infecção causada por fungos ou leveduras, que atinge as unhas das mãos e dos pés. Surge de forma silenciosa e pode afetar tanto homens como mulheres, e atinge todas as idades, porém a prevalência aumenta com a idade, sendo mais comum em idosos e, menos frequente em crianças. Esses mesmos fungos podem ser dermatófitos ou não. Os fungos patogênicos dermatófitos são responsáveis por 90% da contaminação e os tipos mais comuns nas unhas dos pés são: T. rubrum, T. mentagrophytes var. interdigitale. Leveduras são ocasionalmente isolados como Candida parapsilosis, e fungos filamentosos não dermatófitos, compondo assim os 10% restantes das infecções nas unhas dos pés. Os dermatófitos, constituem um grupo de fungos que possui a habilidade de invadir o extrato córneo da epiderme e podem estar associados a micose de unha subungueal distal e lateral ou subungueal proximal, e a micose de unha branca superficial que gradualmente toma toda a superfície da unha.
Pode ser observado a tínea pedis na planta do pés, que é um tipo de micose, em forma de descamação e bolhas comumente associada, posteriormente, a infecção das unhas.
A incidência é maior nos pés devido ao ambiente ser mais quente e úmido. A micose de unha não é só uma questão de estética, mas um problema de saúde, podendo afetar a qualidade de vida das pessoas.
Sintomas
A princípio os sinais são só a nível estético, com descolamento da lâmina ungueal, formação de hiperqueratose no leito, alteração da cor deixando-a amarelada, marrom ou mais escura. Pode ocorrer mudança de brilho e forma da unha. Na micose de unha branca superficial aparecem pequenas ilhas brancas na superfície da unha tornando-a seca e quebradiça . Essas alterações estéticas incomoda o paciente principalmente em algumas atividades sociais.
Em pacientes diabéticos ou imunossuprimidos, a micose de unha pode servir como porta de entrada para bactérias, favorecendo o surgimento de infecções secundárias. Na micose de unha subungueal distal e lateral pode haver um acúmulo de hiperqueratose abaixo da lâmina ungueal, e esta pode se elevar bastante e quando pressionada pelo sapato pode causar dor. A Micose de unha é responsável por 50% das deformidades produzidas nas unhas e os outros 50% correspondem a onicodistrofias (alterações da unha) de origem traumática, insuficiências vasculares, etc..
Causas
A fonte de infecção da Micose de unha pode ser o solo, ou uso de material contaminado como alicate ou lixa . Bordas de piscinas e boxes de banheiros contaminados podem causar micose na região plantar do pé ou entre os dedos (tinea pedis), e esses fungos podem migrar para a região das unhas e infectar as mesmas.
Microtraumas, traumas, curvatura em excesso ou espessamento da unha, podem provocar descolamento da unha em relação ao leito ungueal oferecendo assim, porta de entrada para a invasão do fungo .
O ambiente fechado, quente e úmido encontrado nos sapatos favorece o desenvolvimento e evolução dos fungos nas unhas e planta dos pés.
Tratamento
O tratamento da micose de unha representa uma das principais dificuldades terapêuticas encontradas na prática clínica, em razão de algumas particularidades: as unhas são estruturas não-vascularizadas o que explica a pequena penetração dos medicamentos via oral e o crescimento das unhas, principalmente dos pés, se faz de maneira lenta, de 10 a 14 meses.
Pesquisas científicas aliadas ao desenvolvimento tecnológico buscou soluções mais efetivas no tratamento da micose de unha causada por dermatófitos. Quando o tratamento é realizado de forma tópica em conjunto com o Laser, tendo acompanhamento contínuo do crescimento da unha saudável, se torna mais eficaz porque age diretamente sobre o leito da unha a ser tratada, e é possível observar o crescimento, em média, de 1mm de unha colada e rosada a cada mês.
O objetivo do tratamento da micose de unha é eliminar os fungos, conseguir o máximo de colagem da unha em relação ao leito, melhorar sua curvatura e recuperar o aspecto saudável da unha.
Para que isso ocorra, a unha comprometida deve ser totalmente substituída pela unha saudável, para diminuir o risco de recidivas.