Onicomicose

Imagens: Antes e Depois do tratamento

(com o botão direito apertado, passe o mouse  sobre a imagem desejada)

O que é Micose de unha

Onicomicose (micose de unha) é uma infecção causada por fungos ou leveduras, que atinge  as unhas das mãos e dos pés. Surge de forma silenciosa e pode afetar tanto homens como mulheres, e atinge todas as idades, porém a prevalência aumenta com a idade, sendo mais comum em idosos e, menos frequente em crianças. Esses mesmos fungos podem ser dermatófitos ou não. Os fungos patogênicos dermatófitos são responsáveis por 90% da contaminação  e os tipos mais comuns nas unhas dos pés são:  T. rubrum, T. mentagrophytes var. interdigitale. Leveduras são ocasionalmente isolados como Candida parapsilosis, e fungos filamentosos não dermatófitos, compondo assim os 10% restantes das infecções nas unhas dos pés. Os dermatófitos, constituem um grupo de fungos que possui a habilidade de invadir o extrato córneo da epiderme e podem estar associados a onicomicose subungueal distal e lateral ou subungueal proximal, e a onicomicose branca superficial que gradualmente toma toda a superfície da unha.

Pode ser observado a tínea pedis na planta do pés, que é um tipo de micose,  em forma de descamação e bolhas comumente associada, posteriormente, a infecção das unhas.

A incidência é maior nos pés devido ao ambiente ser mais quente e úmido. A onicomicose não é só uma questão de estética, mas um problema de saúde, podendo afetar a qualidade de vida das pessoas.

Sintomas

A princípio os sinais  são só a nível estético, com descolamento da lâmina ungueal, formação  de hiperqueratose no leito, alteração da cor deixando-a amarelada, marrom ou mais escura. Pode ocorrer mudança de brilho e forma da unha. Na onicomicose branca superficial aparecem pequenas ilhas brancas na superfície da unha tornando-a seca e quebradiça . Essas alterações estéticas incomoda o paciente principalmente em algumas atividades sociais.

Em pacientes diabéticos ou imunossuprimidos a onicomicose pode servir como porta de entrada para bactérias, favorecendo o surgimento de infecções secundárias. Na onicomicose subungueal distal e lateral pode haver  um acúmulo de hiperqueratose abaixo da lâmina ungueal, e esta pode se elevar bastante  e quando pressionada pelo sapato pode causar dor. A onicomicose é responsável por 50% das deformidades produzidas nas unhas e os outros 50% correspondem a onicodistrofias (alterações da unha) de origem traumática, insuficiências vasculares, etc..

Causas

A fonte de infecção da onicomicose  pode ser o solo, ou uso de material contaminado como alicate ou lixa . Bordas de piscinas e boxes de banheiros contaminados podem causar micose na região plantar do pé ou entre os dedos (tinea pedis), e esses fungos podem migrar para a região das unhas e infectar as mesmas.

Microtraumas, traumas, curvatura em excesso ou espessamento da unha, podem provocar descolamento da unha em relação ao leito ungueal oferecendo assim, porta de entrada para a invasão do fungo .

O ambiente fechado, quente e úmido encontrado nos sapatos favorece o desenvolvimento e evolução dos fungos nas unhas e planta dos pés.

Tratamento

O tratamento das onicomicoses representa uma das principais dificuldades terapêuticas encontradas na prática clínica, em razão de algumas particularidades: as unhas são estruturas não-vascularizadas o que explica a pequena penetração dos medicamentos via oral e o crescimento das unhas, principalmente dos pés, se faz de maneira lenta, de 10 a 14 meses.

Pesquisas científicas aliadas ao desenvolvimento tecnológico buscou soluções mais efetivas no  tratamento da onicomicose causada por dermatófitos. Quando o tratamento é realizado de forma tópica em conjunto com o Laser, tendo  acompanhamento contínuo do crescimento da unha saudável,  se torna mais eficaz porque age diretamente sobre o leito da unha a ser tratada, e é  possível observar o crescimento, em média, de 1mm de unha colada e rosada  a cada mês.

O objetivo do tratamento de onicomicose  é  eliminar os fungos,  conseguir o máximo de colagem da unha em relação ao leito, melhorar sua curvatura  e recuperar o aspecto saudável da unha.

Para que isso ocorra, a unha comprometida deve ser totalmente substituída pela unha saudável, para diminuir o risco de recidivas.

Consultório

Alameda Campinas, 34
(estacionamento próprio)

Jardim Paulista – Sâo Paulo – SP
Cep.: 01404-000

Marcação de Consulta:
De 2a. à 5a.feira das 9:00hs às 17:30hs
Às 6as.feiras das 9:00hs às 13:00hs

Tel. 11 3253 6833

Nesletter | Cadastro

FacebookTwitterGoogle+PinterestLinkedInCompartilhar