Revista Cláudia

Cuide da saúde de seus pés

claudia-imagem1Algumas medidas práticas podem ser tomadas para prevenir micoses e unhas encravadas, dois problemas bastante comuns que geram dor e enorme incômodo aos pés.

O encravamento da unha, na maioria das vezes, é conseqüência do corte incorreto. No entender da podóloga paulista Nanci Tavares, cortar os cantos das unhas para arredondá-las é um dos “pecados capitais” mais freqüentes. “Esse procedimento favorece a formação de calosidade nas laterais das unhas, podendo provocar inflamação”, diz a especialista, as unhas devem ser cortadas em linha reta. O correto é apará-las, sem deixá-las curtas demais.

As chamadas “unhas convexas”, de formato muito curv0 nas laterais, apresentam maior propensão ao encravamento. Normalmente, são mais flexíveis e ao crescer se encurvam, ferindo a pele. Em presença de lesões, a resistência do local diminui, o que também facilita o desenvolvimento de micoses.

Para preveni-las, durante o banho não cutuque as laterais das unhas. Limpe-as com uma escova macia. Outro conselho:  as cutículas não devem ser retiradas, (apenas afastadas com o auxílio de um emoliente), pois protegem contra fungos e bactérias.unha-claudia

FacebookTwitterGoogle+PinterestLinkedInCompartilhar