Revista Elle

revista-ellePés bem cuidados

Livres de meias e sapatos, no verão os pés podem finalmente respirar melhor. A podóloga  Nanci Tavares, que há cinco anos trata pés e, recentemente participou do 8º Congresso Latino-Americano de Podologia no Chile, dá informações de como cuidar dos pés.


Unhas

Elas crescem mais durante o verão e devem ser cortadas retas. É incorreto cortar os cantos das unhas.

Higienização

No banho passe uma escova sobre as unhas, no sentido lateral e horizontal. Com isso você remove as células mortas, ou resíduos que ali estiverem instalados e ainda evita a proliferação de fungos.

Secagem

As reentrâncias entre a unha e suas laterais, são locais favoráveis para a retenção de umidade, que pode provocar a proliferação de micro-organismos. É preciso portanto secar muito bem esta região.

Sapatos

Se você usa sapatos no verão, lembre-se de que nesta época do ano os pés incham. Para identificar o modelo ideal, coloque o calcanhar de um dos pés dentro do sapato e pise sobre ele, deverá sobrar cerca de 1 centímetro além dos dedos e  meio centímetro nas laterais. Repita o processo com o outro pé.

Fissuras no calcanhar

São decorrentes do ressecamento da pele, do uso de sandálias de número menor, de excesso de peso ou calosidades. Passe apenas uma lixa e depois hidratante. Não é recomendável usar lâminas de barbear ou “ralos”, porque podem causar lesões

FacebookTwitterGoogle+PinterestLinkedInCompartilhar