Unha Encravada

Imagens: Antes e Depois do tratamento

(com o botão direito apertado, passe o mouse  sobre a imagem desejada)

Unha Encravada

O que é?

A onicocriptose ( unha encravada), é uma onicopatia mecânica, porque o fator mecânico desempenha o papel principal . A alteração do equilibrio de pressão da unha sobre as partes moles das laterais, ou mudanças  das compensações morfológicas da unha em relação ao dedo, faz com que a unha se transforme em agente agressor para o próprio dedo. O resultado dessa agressão pode aparecer de duas formas. Através da formação de uma lâmina de queratose (calosidade) nos canais laterais a unha que é denominado onicofose, ou em forma de  lesão  dos tecidos  nos canais ungueais, laterais ou frontal  à unha e tem a denominação mais específica de onicocriptose.  A lesão dos tecidos nas laterais da unha pode ter ou não incrustação de fragmento de unha,  espícula.

Sintomas

No início se manifesta através de dores leves e intermitentes mas que se exacerbam com a mínima pressão. Em seguida, com a lesão dos tecidos,  aparecem os sinais de inflamação como  rubor, calor, dor e às vezes pequeno edema. Em um próximo estágio pode desenvolver  tecido de granulação, sangramento, infecção  bacteriana e ou fúngica.

Causas

Os fatores que podem causar a onicocriptose podem ser divididos em Fatores internos externos.

Fatores internos

- Alterações ortopédicas como por exemplo, pé plano valgo,halux valgus (joanete);

- Alterações congênitas da unha como a forma, espessura e consistência da placa ungueal;

- Alterações adquiridas pelo descolamento da unha em relação ao leito ungueal causada por  infecção fúngica;

- Hiperidrose: o excesso de transpiração provoca maceração dos tecidos moles, e a placa ungueal  penetra neles com facilidade;

- Gravidez: o excesso de peso, edema e hiperidrose favorecem a onicocriptose.

Fatores Externos

- Calçado inadequado;

- Traumatismo, como queda de objeto pesado sobre a unha;

- Microtraumatismos de repetição: produzidos pelo esporte, dança ou trabalho;

– Corte incorreto das unhas;

– Posição de dormir: especialmente nas crianças quando dormem em decúbito ventral, por tempo prolongado;

- Trabalho em que o pé fica úmido e fechado por muito tempo, provoca maceração;

   nos tecidos moles,  facilitando a penetração da placa ungueal nos mesmos.

Tratamento

O tratamento é feito através de método conservador que consiste em retirar a queratose, espícula ou parte do agente agressor sem provocar lesão dos tecidos ao redor, de forma mais ou menos indolor conforme a inflamação que se apresenta. Com a retirada, automaticamente os sinais e sintomas diminuem e começa o processo de cicatrização do tecido, sempre protegido através de curativos e ou  aplicação de laser, caso seja necessário. Após a cicatrização do tecido, inicia-se a reorientação  dessa unha quanto ao corte, forma e para isso é utilizado mais de dez técnicas de reorientação como próteses e órteses. E  se houver possível descolamento causado por infecção fúngica será tratado também, até o crescimento e colagem total da unha saudável novamente. Serão  observadas as influências mecânicas e funcionais, estudadas e retiradas dentro do possível. O tratamento será todo acompanhado na Clínica, em cada etapa, porque o objetivo principal é dar independência, evitar as recidivas, muito comum no processo da onicocriptose.

Consultório

Alameda Campinas, 34
(estacionamento próprio)

Jardim Paulista – Sâo Paulo – SP
Cep.: 01404-000

Marcação de Consulta:
De 2a. à 5a.feira das 9:00hs às 17:30hs
Às 6as.feiras das 9:00hs às 13:00hs

Tel. 11 3253 6833

Nesletter | Cadastro

FacebookTwitterGoogle+PinterestLinkedInCompartilhar