Unha Encravada
Imagens: Antes e Depois do tratamento
(com o botão direito apertado, passe o mouse sobre a imagem desejada)




Unha Encravada
O que é?
A onicocriptose ( unha encravada), é uma onicopatia mecânica, porque o fator mecânico desempenha o papel principal . A alteração do equilibrio de pressão da unha sobre as partes moles das laterais, ou mudanças das compensações morfológicas da unha em relação ao dedo, faz com que a unha se transforme em agente agressor para o próprio dedo. O resultado dessa agressão pode aparecer de duas formas. Através da formação de uma lâmina de queratose (calosidade) nos canais laterais a unha que é denominado onicofose, ou em forma de lesão dos tecidos nos canais ungueais, laterais ou frontal à unha e tem a denominação mais específica de onicocriptose. A lesão dos tecidos nas laterais da unha pode ter ou não incrustação de fragmento de unha, espícula.
Sintomas
No início se manifesta através de dores leves e intermitentes mas que se exacerbam com a mínima pressão. Em seguida, com a lesão dos tecidos, aparecem os sinais de inflamação como rubor, calor, dor e às vezes pequeno edema. Em um próximo estágio pode desenvolver tecido de granulação, sangramento, infecção bacteriana e ou fúngica.
Causas
Os fatores que podem causar a onicocriptose podem ser divididos em Fatores internos externos.
Fatores internos
- Alterações ortopédicas como por exemplo, pé plano valgo,halux valgus (joanete);
- Alterações congênitas da unha como a forma, espessura e consistência da placa ungueal;
- Alterações adquiridas pelo descolamento da unha em relação ao leito ungueal causada por infecção fúngica;
- Hiperidrose: o excesso de transpiração provoca maceração dos tecidos moles, e a placa ungueal penetra neles com facilidade;
- Gravidez: o excesso de peso, edema e hiperidrose favorecem a onicocriptose.
Fatores Externos
- Calçado inadequado;
- Traumatismo, como queda de objeto pesado sobre a unha;
- Microtraumatismos de repetição: produzidos pelo esporte, dança ou trabalho;
– Corte incorreto das unhas;
– Posição de dormir: especialmente nas crianças quando dormem em decúbito ventral, por tempo prolongado;
- Trabalho em que o pé fica úmido e fechado por muito tempo, provoca maceração;
nos tecidos moles, facilitando a penetração da placa ungueal nos mesmos.
Tratamento
O tratamento é feito através de método conservador que consiste em retirar a queratose, espícula ou parte do agente agressor sem provocar lesão dos tecidos ao redor, de forma mais ou menos indolor conforme a inflamação que se apresenta. Com a retirada, automaticamente os sinais e sintomas diminuem e começa o processo de cicatrização do tecido, sempre protegido através de curativos e ou aplicação de laser, caso seja necessário. Após a cicatrização do tecido, inicia-se a reorientação dessa unha quanto ao corte, forma e para isso é utilizado mais de dez técnicas de reorientação como próteses e órteses. E se houver possível descolamento causado por infecção fúngica será tratado também, até o crescimento e colagem total da unha saudável novamente. Serão observadas as influências mecânicas e funcionais, estudadas e retiradas dentro do possível. O tratamento será todo acompanhado na Clínica, em cada etapa, porque o objetivo principal é dar independência, evitar as recidivas, muito comum no processo da onicocriptose.