UNHA INVOLUTA

Imagens: Antes e Depois do tratamento

(com o botão direito apertado, passe o mouse  sobre a imagem desejada)

O que é unha involuta?

A unha é uma ¨placa¨ retangular dura. Duas pregas laterais demarcam as bordas laterais da unha, e tem uma borda frontal. A formação de três bordas ungueais resulta em uma estrutura convexa. As unhas dos pés, normalmente, tem seu eixo transversal maior (largura da unha). Unha involuta é quando essa estrutura tem sua convexidade aumentada e a largura da unha se encontra diminuída. Pode ter causas congênitas ou adquiridas. As duas maiores causas nas adquiridas coincidem comumente com traumas, microtraumatismos e onicomicoses (micose de unha).

Sinais e Sintomas

A convexidade exagerada  favorece  descolamento central/distal da unha e  pode facilitar a formação de uma lâmina de queratose (calosidade) nos tecidos moles das bordas laterais da unha, no início se manifesta através de dores leves e intermitentes mas que se exacerbam com a mínima pressão. Se não forem retiradas as causas, a queratose pode dar lugar a uma lesão do tecido periungueal e iniciar um quadro inflamatório, o que já caracterizaria uma onicocriptose (unha encravada).

Tratamento

Através de  avaliação detalhada a Ortopodóloga vai adequar a técnica  a cada caso em particular, levando em conta as diversas alterações  como espessura, forma, nível de descolamento e as patologias envolvidas . Após o levantamento das possíveis causas, possibilidades de retirá-las ou ameniza-las será escolhida uma ou mais, das 20  técnicas que acompanharão o  tratamento. Pequenos aparelhos fixados sobre a unha poderão ser usados, que vão auxiliar na remodelação da unha, e trazer independência.

Consultório

Alameda Campinas, 34
(estacionamento próprio)

Jardim Paulista – Sâo Paulo – SP
Cep.: 01404-000

Marcação de Consulta:
De 2a. à 5a.feira das 9:00hs às 17:30hs
Às 6as.feiras das 9:00hs às 13:00hs

Tel. 11 3253 6833

Nesletter | Cadastro

FacebookTwitterGoogle+PinterestLinkedInCompartilhar